É tempo de mobilizar – Invictus

“Invictus”, dirigido por Clint Eastwood, é um belo filme sobre liderança, mobilização e transformação. Utilizando como pano de fundo a Copa do Mundo de Rugby (http://pt.wikipedia.org/wiki/Rugby), o filme nos mostra uma face de uma grande personalidade do nosso mundo, Nelson Mandela (http://pt.wikipedia.org/wiki/Nelson_Mandela). Recém-eleito presidente da África do Sul, ele encontra no Rugby uma oportunidade de mobilizar o povo de seu país e uní-lo em torno de um propósito. A África do Sul é um país que viveu décadas dentro de um regime chamado Apartheid (http://pt.wikipedia.org/wiki/Apartheid), onde os brancos detinham o poder e os negros eram obrigados a viver separados, de acordo com regras que os impediam de exercer seus direitos como verdadeiros cidadãos. Esse regime acabou em 1990 e em 1994 eleições livres foram realizadas, quando Mandela foi eleito presidente da África do Sul. Ele havia ficado preso 27 anos por ter lutado contra esse regime e se tornou o primeiro presidente negro do país.

Enfim, se você quer saber mais sobre a história desse homem e de seu país, não faltam informações na Internet e nos livros de História. Aqui podemos falar do Mandela que o filme nos mostra. Um homem fascinante, com uma visão alargada e com uma coragem inspiradora. “Se eu não posso mudar, como posso querer que os outros também mudem?” Essa é uma das frases de Mandela durante o filme. “Gostaria de saber, como um homem fica preso 27 anos e sai pronto para perdoar aqueles que o prenderam.” Essa é a dúvida do capitão do time de Rugby, inspirado por Mandela para ser um agente transformador dentro de seu meio de atuação.

O Mandela de Clint Eastwood é a versão encarnada de sua mensagem. Todos os seus gestos e atitudes apontam para ela. É muito difícil não ter fé nesse homem. É muito difícil não acompanhá-lo na sua jornada. Definitivamente, é um homem que facilmente atrai pessoas a segui-lo. Há muitos “Mandelas” em nosso mundo. Pessoas que nos inspiram com a suas vidas. Certamente, você tem sido influenciado por outros enquanto vive. A pergunta que eu quero fazer é: O que você tem feito com a semente que essas pessoas plantaram em você? Talvez, você não ganhe a projeção de um Nelson Mandela, mas pode ser um capitão de um time de Rugby com 15-16 “discípulos”. Traga inspiração para essas pessoas. Se unirmos nossas sementes, podemos criar um lindo jardim e desfrutarmos daquilo que, juntos, construiremos.

Por isso, hoje é tempo de mobilizar. Sabemos aonde devemos construir esse jardim. O fundamento já está aí. As sementes também. Vamos cumprir o nosso propósito em nosso tempo. Nelson Mandela conseguiu inspirar o capitão de um time de Rugby a liderar os seus companheiros rumo ao topo. Essa cadeia criou algo tão poderoso que uniu, em torno de um propósito, um país dividido pelo racismo. Nós também podemos fazer isso. Você acredita?

httpv://www.youtube.com/watch?v=211tsGoram8